muitoalemdasfraldas

Amamentação: verdade seja dita!

Posted on: 15/04/2011

Ok. Seu bebê nasceu lindo e saudável, com um pulmão privilegiado desde o centro cirúrgico (ou sala de parto)… agora chegou o momento de cuidar de sua alimentação. Você visualizou esta cena muitas vezes, e imagina que será como nos filmes: imediatamente o neném vai se aninhar e a mágica acontecerá.

Não foi assim com você…? Pois é. Comigo também não! Todas as pessoas falam do quanto amamentar é um ato de amor, imprescindível para o desenvolvimento do bebê, a forma mais natural de alimentar, nos dão panfletos e mostram vídeos com posições para colocar a criança… mas não contam alguns detalhes que, no início, fazem-nos acreditar que somos incapazes de alimentar nossos próprios pequenininhos e, pior – fazem muitas acreditarem que “não têm leite”, ou que “o leite é fraco” e acabam apelando para fórmulas e mamadeiras.

Resolvi escrever esse post para compartilhar minha experiência inicial, para que outras recém-mamães percebam que não, o início não é facil. Mas que há luz no fim do túnel.

*Preparar as mamas durante a gestação faz diferença. Posso dizer com segurança, uma vez que achei besteira e pouco fiz. O resultado: fissuras dolorosíssimas que sangraram MUITO e quase comprometeram a amamentação de minha pequena de modo irreversível. Por isso, siga à risca as orientações do seu GO. Ele/a pode sugerir o uso de cremes, esfoliantes, massagens com bucha vegetal, conchas preparatórias… USE. Acredito que pode amenizar o desconforto inicial.

* Não sair leite das mamas durante a gestação não significa que você não terá leite. Isso era algo que me preocupava, pois li em vários sites e depoimentos que, por volta da 28ª semana, o colostro poderia começar a descer e vazar. Como não aconteceu, já pensei que não teria leite. Pois o que aconteceu foi bem o contrário! Tenho bastante leite; suficiente para minha pequena e até para doar. Não senti nenhum sintoma da apojadura (descida do leite), mas ela aconteceu.

* Você e seu bebê precisam de um tempo para aprender. Apesar de terem convivido intensamente durante aproximadamente 40 semanas, há coisas que são inatas. O bebê nasce, sim, com a capacidade de sugar e o reflexo da pega, mas isso não garante que ele saiba mamar. Você precisa se sentir segura com a posição escolhida e, acima de tudo, ter paciência. Seu bebê precisará de auxílio para conseguir abocanhar a mama de forma correta.

* Caso seu bebê “escorregue” a boca e sugue apenas seu mamilo, use seu dedo mínimo para tirar a boquinha dele e recomece a mamada. Isso é essencial para que seu bico não fique machucado ainda mais do que o habitual.

*Sim, amamentar dói nos primeiros dias! O bebê não tem noção da força que deve imprimir à sucção, pode abocanhar a mama de forma inadequada e isso machuca de verdade. Até o fim da primeira quinzena, para mim, foi bastante dolorido, principalmente por conta das rachaduras. Mas você se acostuma e, depois, fica até gostoso de ver o quanto eles gostam de mamar!

* O uso de cremes pós-mamada ajudam a recuperar a pele do mamilo e da aréola. Há várias marcas no mercado; peça orientação a seu GO, ou mesmo na maternidade. Há o Lansinoh (que é o que eu uso), o Mater Care (que também usei, achei ótimo!), e um da Johnson’s, que usei uma vez no Espaço Família do Shopping Higienópolis (que esqueci o nome!). Todos são bons e servem bem ao propósito. Protetores com gel também ajudam a acalmar a pele.

Há tanto a dizer sobre esse tema, que vale um segundo post… para esse daqui não ficar com cara de dissertação de mestrado!!! hehehehehehe…

Ah! Caso você não queira esperar até o próximo post, pode enviar sua pergunta por e-mail… alemdasfraldas@yahoo.com

Responderei a todas, na medida do possível, entre as mamadas da pequena. Até a próxima, ainda sobre esse tema!! =-D

Deixe um comentário


  • Nenhum
  • Erica Sacramoni Pincinato: É isso aí, darling ! E são muitos os desafios que, nós, mamães, vamos ter ainda pela frente ! Mas, com garra e aquele jeitinho de mãe mesmo, c
  • Tati: Olá, antes de tudo parabéns pelo blog! Como já comentei lá no meu (www.presentedeanita.blogspot.com) minha forma de protesto para essas situaçõ
  • Silvia: ADOREI LER SEU BLOG...... SÓ TIA APENAS. DOS FILHOS DOS MEUS PRIMOS.....